Portal do Cliente

No portal do Cliente você terá acesso exclusivo às informações financeiras de seu contrato, boleto bancário do mês de forma prática, transparente e com toda a comodidade possível. Também poderá contatar nossa equipe de atendimento.

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Perguntas Frequentes

Como falar com a Central de Relacionamento?

Para contatar a Central de Relacionamento basta ligar para o número 051 3016.9009 ou encaminhar um e-mail para o relacionamento@melnickeven.com.br

O que são chamados? E como faço para abrir chamados?

Todo o contato que você cliente faz com a Melnick Even gera um chamado, seja por informação, solicitação ou reclamação. Esse chamado pode ser resolvido no momento do contato ou pode ser encaminhado a área responsável para que seja atendido.
Para abrir um chamado, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento Melnick Even.

Quais são e como funcionam os índices de correção?

As parcelas do contrato serão atualizadas mensalmente pelo INCC-DI (Índice Nacional de Custo da Construção - Disponibilidade Interna), calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), até a emissão do habite-se. A correção é feita com base no INCC-DI apurado dois meses antes da data de vencimento da parcela. Assim, uma parcela que vence em março, por exemplo, será calculada com base no INCC de janeiro.
Após a emissão do Habite-se, a atualização do saldo devedor passa a ser feita pela variação acumulada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sendo que o índice base será o referente a dois meses anteriores ao mês de expedição do Auto de Conclusão da Obra. Além disso, serão acrescidos juros de 12% ao ano, calculados pelo Sistema Price de amortização, sobre os valores corrigidos.

Como calculo o INCC?

O indexador INCC-DI é calculado entre o 1º e o último dia do mês de referência, e publicado pela FGV em torno do dia 10 do mês seguinte. Em virtude da cobrança mensal, a Melnick Even cadastra este indexador com a retroatividade de 2 meses. Sendo assim, existirá a retroatividade de 2 meses entre a data da assinatura do contrato e a data de correção atual. Por exemplo: o indexador de setembro, publicado em outubro, foi utilizado para corrigir as parcelas de novembro, e assim, sucessivamente. O exemplo do cálculo de atualização das parcelas é:
R$ 1.200,00 (valor original da parcela) / 518,816 (utilizar o valor do indexador INCC do mês em que o contrato foi assinado) * 521,638

(valor do indexador INCC no mês atual) = R$ 1.206,53.

Como é realizada o pagamento da Parcela de Ato?

Para que seu contrato seja validado, é necessário o pagamento da primeira parcela, a parcela de Ato. Esse pagamento é acordado no seu fluxo de pagamentos antes mesmo da emissão do contrato. O pagamento da parcela de ato é realizado através de transferência bancária. Os dados serão informados no ato da assinatura de seu contrato.

Quando recebo meu primeiro boleto? E os demais?

O primeiro boleto, parcela mensal após o Ato, sempre será emitido para o próximo dia 25, para que haja tempo hábil na geração do boleto e pagamento.
Do seu fluxo de pagamentos acordado em contrato serão originados os boletos bancários que lhe serão enviados mensalmente via correio, para seu endereço de correspondência. Caso não receba algum boleto referente ao seu fluxo de pagamentos, você poderá emitir a 2ª via do mesmo no Portal do Cliente.

Não paguei meu boleto na data, o que eu faço para pagá-lo?

Você pode emitir a segunda via do boleto no Portal do Cliente e pagá-lo na data desejada. Mas isso não isentará dos encargos que serão cobrados automaticamente pelo pagamento em atraso.

Boleto vencido no mês passado como faço para pagar?

Para boletos vencidos no mês que passou, é necessário seu contato com a Central de Atendimento, para que lhe seja enviado os valores em aberto e os dados bancários para efetuar um depósito ou transferência.
Isso ocorre porque, nosso sistema não gera boletos de meses passados, pois não vincula a correção do INCC daquele mês.

O que é DDA?

O Débito Direto Automático - DDA trata-se de uma espécie de boletos eletrônicos disponível em sua Internet Banking, que tem como objetivo agilizar a comunicação com o cliente e reduzir a impressão de boletos dentro de uma estratégia de preservação do meio ambiente, ou seja, este sistema visa a redução de emissão de papéis e por este motivo você não receberá os boletos físicos em seu endereço de correspondência.
Para se cadastrar neste serviço, o cliente deve solicitar diretamente ao seu banco de relacionamento.

Quero meu extrato

No Portal do Cliente você poderá conferir seu fluxo de pagamentos, através do extrato financeiro atualizado. Nele constarão as parcelas a serem pagas e as quitadas.

Quero antecipar, como faço?

Para a realização de antecipação de valores, você deve abrir um chamado junto a Central de Relacionamento, informando o tipo das parcelas e seu vencimento, além de informar a previsão da data para pagamento. A quitação pode ser de forma total ou parcial.
Será enviada a simulação de cálculo com os descontos concedidos para avaliação. Junto com a simulação serão enviados os dados bancários para o pagamento. Estando de acordo com a simulação basta efetuar o pagamento conforme orientações do e-mail, e nos encaminhar o comprovante para darmos a baixa do respectivo valor.

Qual o procedimento para Cessão de Direitos?

O procedimento para realizar a cessão da sua unidade é o preenchimento da ficha cadastral (em anexo), envio da cópia da identidade, CPF , certidão de nascimento (atualizada) ou casamento, comprovante de residência do novo adquirente e comprovante de renda (Assalariado: três últimos holerites, IRPF - Renda Informal: último três meses completos de extratos bancários - Empresário ou Profissional Autônomo: IRPF, último três meses completos de extratos bancários, contrato social (se pessoa jurídica) e notas fiscais).
É necessário também, informar o valor da venda do imóvel (Preço do Negócio entre Cedente e Cessionário). Conforme clausula contratual, a taxa de cessão é de 2% sobre o valor atualizado do contrato, essa taxa deverá ser paga no ato da assinatura da cessão ou mediante depósito bancário.
O prazo para conclusão deste processo é de até 5 dias úteis após a entrega da documentação completa.

Quando posso visitar minha obra?

As visitas ao canteiro de obras acontecem apenas em eventos específicos e programados conforme as etapas da obra, ou seja, ocorrem quando há possibilidade de acesso a obra sem que ocasione riscos ao visitante. Desta forma, temos dois eventos: “1ª Visita à Obra” e “Sua Casa na Medida”.

1ª Visita à Obra
O evento 1ª Visita à Obra ocorre com cerca de 30% da obra concluída, em um dia com horários pré-agendados. Nesse evento você acessa a obra e um apartamento modelo, de acordo com o memorial descritivo. O objetivo do evento, além de levá-lo para ver de perto a evolução da obra, é que você possa ter a dimensão real de espaço e conferir como irá receber seu imóvel, se ele for padrão e não personalizado.

Sua Casa na Medida
O evento “Sua Casa na Medida” acontece em torno de 80% da obra concluída, e tem como objetivo lhe proporcionar a visita ao seu imóvel, para que possa conhecê-lo. Nesta visita, realizada meses antes da entrega, você poderá levar seus fornecedores de acabamentos e decoradores para que efetuem as medidas necessárias e adiantem seus projetos. Você será convidado pelo Relacionamento ao Cliente em um dia específico e também deverá agendar seu horário de visitação.

Quero minha planta em PDF ou CAD, como devo proceder?

Se você deseja receber suas plantas por email, deve contatar a Central de Atendimento que irá lhe auxiliar com o envio e dúvidas.

O que é o Patrimônio de Afetação?

Para lhe esclarecer sobre esse processo, informamos que é uma assembleia realizada com o objetivo de garantir mais segurança em relação ao empreendimento adquirido. É um momento em que explicamos que as movimentações financeiras do empreendimento são separadas das demais transações da incorporadora, o que garante maior controle e transparência em relação aos recursos financeiros empregados para a execução da obra. Nesta oportunidade, formamos uma comissão, composta pelos próprios proprietários para acompanhamento.

O que é o Processo de Entrega?

O Processo de Entrega de seu imóvel é dividido em algumas etapas, sendo elas: Entrega Técnica, Emissão Auto de Conclusão da Obra (Habite-se), AGI- Assembleia Geral de Instalação, Quitação da Parcela de Chaves. O processo de entrega inicia em torno de 3 meses antes da previsão da emissão de habite-se.

O que é Entrega Técnica?

Trata-se de uma visita à sua unidade, com o acompanhamento da equipe técnica da obra, que tem como objetivo a apresentação das características e especificações de seu apartamento conforme memorial descritivo e ou personalização. Os agendamentos das entregas técnicas são realizados através do Canal de Relacionamento Melnick Even.
Após a realização da entrega técnica, as chaves da unidade serão lacradas em um nécessaire Melnick Even na presença do proprietário. As mesmas ficarão em posse da Construtora até que seja possível a entrega das chaves.

O que é Auto de Conclusão da Obra (Habite-se)?

Para que possamos fazer a entrega de sua unidade, será necessária a expedição do Auto de Conclusão da Obra (Habite-se).
Este é o documento que atesta que sua obra está concluída de acordo com os projetos, e que o imóvel está seguro e apto a receber moradores. A carta de Habite-se é expedida pela Prefeitura após uma série de vistorias de diversos órgãos e secretarias competentes.

O que é AGI – Assembleia Geral de Instalação?

Neste dia, é quando acontece a entrega do empreendimento. Na AGI- Assembléia Geral de Instalação do Condomínio acontece a apresentação da Administradora indicada pela Melnick Even para gerenciar o Condomínio, a eleição do síndico, subsíndico e conselheiros, bem como a aprovação da previsão orçamentária do condomínio. A formação desta Comissão é importante, para que seja possível a entrega das Áreas de Uso Comum do Empreendimento.

Quando recebo minhas chaves?

A entrega das chaves de seu imóvel só será possível após as etapas do processo de entrega estejam de cumpridas: Entrega Técnica, Carta de Habite-se, Assembleia Geral de Instalação do Condomínio e a quitação com recursos próprios ou conclusão do processo de financiamento da unidade, você estará apto a receber seu imóvel.

Quando posso escriturar meu imóvel? Qual o procedimento?

O processo de escrituração da unidade adquirida, para o cliente que não financiou a parcela de chaves do imóvel, inicia após o Habite-se estar devidamente averbado nas matrículas individualizadas. Após a averbação, é necessário que seja aberto um chamado junto à Central de Atendimento solicitando o início do processo de escrituração.
A Melnick Even é responsável pelo contato com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre que emitirá as guias de recolhimento do ITBI. Após a emissão das guias, que tem o prazo máximo de 15 dias, são encaminhadas por email ao cliente com as instruções do restante do processo.
As guias têm um prazo de pagamento pré-determinado pela Prefeitura e o cliente poderá efetuar o pagamento até a data de vencimento. O cliente também deverá efetuar o pagamento da taxa de escrituração ao Tabelionato. O pagamento desta taxa deve ser via depósito e deverá ser realizado no mesmo período do pagamento das guias, pois as mesmas têm o prazo de 30 dias de validade. Os dados do Tabelionato e os valores das taxas serão informados por email, no momento do envio das guias de ITBI.
Após as guias serem pagas e o depósito ao Tabelionato efetuado, o cliente deve retornar com os comprovantes dos pagamentos ao email do Relacionamento ao Cliente. Com o recebimento dos comprovantes, a Melnick Even dará andamento junto ao Tabelionato na minuta de escrituração. O próprio Tabelionato entrará em contato com o cliente agendando a assinatura da escritura do imóvel.