10/01/2019 Mercado

Movimento Inédito pró-Porto Alegre leva arte para espaços públicos da cidade

imagem da notícia

Voltar a se apaixonar por Porto Alegre, elevando a autoestima de seus moradores e despertando em todos o desejo de cuidar da Capital são as metas da ação I Love POA desencadeada pela Melnick Even. Para começar esse movimento único em prol da cidade, a construtora e incorporadora convidou nove artistas*, entre eles um cliente, para expressar nos letreiros aquilo que mais amam e se orgulham em Porto Alegre. De forma simultânea, as placas foram pintadas durante evento organizado no Parque Pontal, na orla do Guaíba, que contou ainda com food trucks, música e uma tarde de sol que tornou a paisagem da região ainda mais atrativa. Com estilos e inspirações diferentes, os I Love POA finalizados foram instalados em praças e parques adotados pela empresa (veja locais ao lado), aproximando a arte das pessoas. 

“Queremos que os cidadãos se conscientizem da sua responsabilidade no cuidado da Capital e que essa ação engaje todos em uma corrente de solidariedade, levando a uma reflexão sobre o que cada um pode fazer pela cidade”, destaca o presidente da Melnick Even, da Even e do Conselho da Even, Leandro Melnick. A ideia para a mobilização nasceu de forma espontânea com o lançamento do empreendimento Pontal e com a entrega de uma parte do Parque Pontal. No local, junto ao Guaíba, foi colocado o primeiro I Love POA, que passou a atrair de frequentadores da orla e turistas a times de futebol e noivas para selfies e fotos com o letreiro que se disseminaram pelas redes sociais. Diante disso, a construtora e incorporadora percebeu que havia um grito reprimido das pessoas em mostrar seu apreço pela Capital e decidiu fazer essa doação. “Esse não é um movimento institucional ou mercadológico, é uma ação pró-Porto Alegre, para que ela volte a se desenvolver”, enfatiza Leandro. 

Para o artista Jotapê Pax, a iniciativa da Melnick Even fortifica a vontade dos porto-alegrenses de se apropriar dos espaços públicos. “A arte urbana impacta positivamente a todos, e os locais onde as obras estão acabam virando referência e pontos turísticos, deixando esses lugares mais bonitos e seguros”, pondera. Ane Schutz complementa que o evento chama a atenção para a beleza da cidade. “O papel do artista é contribuir para esse sentimento de transformação e para fazer as pessoas refletirem”, acrescenta. O objetivo da empresa, agora, é multiplicar a adesão ao movimento pelas redes sociais, levando moradores e visitantes a compartilhar suas imagens com as placas e a celebrar o orgulho pela Capital e a pensar o que cada um pode fazer por Porto Alegre. 

Saiba onde encontrar as placas do I love Poa

• Parque Pontal
• Praça Tenente Costa
• Praça Japão
• Praça Carlos Simão Arnt (Encol) 
• Praça Bela Vista
• Praça Memorial Eucaliptos
• Parque Moinhos de Vento
• Praça Park Lindoia
• Praça Maurício Cardoso

*Artistas participantes: Ane Schutz, Bruno Schilling, Heloisa Crocco, Henry Lichtmann, Jean Ettienne, Jotapê Pax, Kelvin Koubik, Patrick Rigon e Tiago Berao.

Fonte: Melnick Even Magazine – Interna Projetos Editoriais
Fotos: Zuza Bohrer Seffrin